terça-feira, junho 06, 2017

Como destituir Donald Trump?

Num recente tweet, o presidente dos EUA achou por bem ironizar (?) sobre o recente atentado na London Bridge, considerando que, desta vez, se não estamos a assistir a um debate sobre o controle das armas de fogo, isso se deve ao facto de os terroristas terem usado facas e uma carrinha...
Este é apenas um dos exemplos citados no contundente artigo de Jesse Berney, na revista Rolling Stone, intitulado 'É altura de exigir a resignação de Donald Trump'. O texto faz um inventário da irresponsabilidade de uma gestão que privilegia a ligeireza dos 140 caracteres, ao mesmo tempo analisando os possíveis mecanismos de destituição de Trump [impeachment], vislumbrando mesmo a hipótese de o vice-presidente Mike Pence vir a assumir a liderança do país. Escreve Berney: "Não suporto o fulano, mas ao menos não começará a Terceira Guerra Mundial através de um tweet insensato às 4 da manhã."
Eis um parágrafo particularmente dramático e, em baixo, um video da Rolling Stone sobre o enquadramento legal e político de um eventual processo de destituição:

>>> Não vou especular sobre a saúde mental do presidente. Não tenho qualificações para isso e, em última instância, não tenho a certeza que seja importante que estes extraordinários lapsos de julgamento sejam o resultado de demência, narcisismo patológico ou apenas uma personalidade grosseira. O que importa é aquilo que o presidente dos EUA anda a dizer publicamente, todos os dias, e os danos incríveis que está provocar na nação e no seu povo.