A sua presença na história do cinema confunde-se com a imagem do Homem Morcego: o actor americano Adam West faleceu no dia 9 de Junho, em Los Angeles, vitimado por leucemia — contava 88 anos.
Na primeira fase da sua carreira, chegou a contracenar com Paul Newman, em Milionários de Filadélfia (1959), de Vincent Sherman, ao mesmo tempo que ganhava alguma visibilidade no pequeno ecrã, através de séries como Maverick (1959) ou The Detectives (1961-62). Seria numa outra série, como intérprete de Batman, que ganhou fama. O seu impacto em 1966 deu origem, ainda no mesmo ano, ao filme Batman, dirigido por Leslie H. Martinson, com Burt Ward (n. 1945) no papel de Robin — eis o respectivo trailer.
Sem nunca ter superado o estatuto de actor secundário, West viria ainda a interpretar várias vezes a personagem de Batman, inclusive na série de animação The New Adventures of Batman (1977). Em alguns casos como Murphy Brown (1997) ou Family Guy (2005), assumiu, com ironia e boa disposição, o seu próprio papel. Desde 2012, contava com uma estrela no Hollywood Walk of Fame.
>>> Obituário no New York Times.