segunda-feira, maio 22, 2017

CANNES: Hazanavicius, o artista

Esperava-se o pior de Le Redoutable, retrato de Jean-Luc Godard, inspirado num livro de Anne Wiazemsky (que participou em La Chinoise, de 1967, e viveu um breve casamento com o cineasta). Pois bem, os resultados são ainda piores do que se esperava. Michel Hazanavicius, perito em maneirismo da moda "cultural" (foi ele que dirigiu O Artista), vê Godard como um boneco de desenho animado, a repetir incessantemente o mesmo gag (?). O resultado, além do desastre caricatural, consegue reduzir Maio 68 a uma colecção de "símbolos" mais ou menos anedóticos. Isto sem esquecer que Hazanavicius se dá ao luxo de imitar (?) alguns momentos godardianos, incluindo a cena de amor de Une Femme Mariée (1964) — aquilo que era um monumento de duas solidões passou a ser uma medíocre encenação de soft porn.

[ SOUND + VISION / METROPOLIS ]