domingo, março 26, 2017

"A verdade morreu?"

A pergunta colocada pela revista Time (edição com data de 3 de Abril) não podia ser mais actual e perturbante. De facto, os célebres "factos alternativos", consagrados pela expressão já lendária de Kellyanne Conway e sustentados pelo exercício do poder por Donald Trump, não são meras imprecisões, acidentais ou perversas. Estamos perante uma reconfiguração da circulação da informação em que os valores mais nobres do jornalismo — e de todas as relações sociais — tendem a ser fagocitados por uma voragem política que, em última instância, visa a destruição das estruturas tradicionais da própria política.
É sobre isso que fala o fundamental artigo de Michael Scherer, sintomaticamente intitulado 'Será que o Presidente Trump consegue lidar com a verdade?'. No seu editorial, Nancy Gibbs, interroga-se mesmo sobre o modelo de relação que se estabeleceu (ou cortou) entre Trump e os americanos:

>>> Como cidadãos, é vital que sejamos capazes de acreditar no nosso Presidente; é também vital que saibamos aquilo em que ele acredita, e porquê. Este Presidente transformou uma coisa e outra num dramático desafio.