domingo, fevereiro 12, 2017

Leslie Jones no papel de... Donald Trump

Leslie Jones
Nos EUA, face às múltiplas e angustiantes peripécias da presidência de Donald Trump, o programa Saturday Night Live (NBC) tem sido uma das frentes mais contundentes, e também mais divertidas. Alec Baldwin, com as suas imitações do Presidente, emerge como a figura central desse processo criativo que, em qualquer caso, tem experimentado algumas "perversas" formas de representação — veja-se o exemplo do sketch em que o porta-voz da Casa Branca para a imprensa, Sean Spicer, surgiu interpretado por uma mulher, Melissa McCarthy.
Agora, o SNL propôs um insólito "desvio", apresentando uma actriz de pele negra, Leslie Jones, num magnífico sketch em que a protagonista dá largas à sua ambição artística de representar a personagem de... Donald Trump. Imitando o cliché (típico dos concursos televisivos de "talentos") do retrato do actor que comenta aquele que seria o seu "papel de sonho" — há mesmo um diálogo intempestivo com Lorne Michaels, o lendário produtor de SNL —, são três minutos deliciosos em que a televisão mostra como a desmontagem das linguagens e suas convenções (televisivas ou não) pode ser uma via de invulgar eficácia crítica e simbólica.
Para contextualizar o sketch de Jones no programa em que foi emitido (11 Fev.), vale a pena ler o artigo de Joanna Robinson, na Vanity Fair — aqui fica o respectivo registo.

Leslie Jones e Lorne Michaels
[Twitter]