segunda-feira, março 14, 2016

Nicolau Breyner (1940 - 2016)

FOTO: DN
Actor muito popular, em especial através da televisão, com uma carreira multifacetada de mais de meio século, Nicolau Breyner faleceu em sua casa, no dia 14 de Março — contava 75 anos.
O nome de Nicolau Breyner é indissociável da história da telenovela em Portugal, tendo sido um dos autores, e também um dos intérpretes principais, da primeira produzida no nosso país, Vila Faia (1982), na RTP. Actualmente, participava nas gravações de A Impostora, para a TVI.
A televisão foi o seu terreno de eleição, sendo especialmente célebre a galeria de quadros da dupla "Sr. Feliz e Sr. Contente", com Herman José, no programa Nicolau no País das Maravilhas (1975). Para além das novelas, esteve ligado, como actor, realizador ou apresentador a programas como Eu Show Nico (1988), Euronico (1990) ou Nico d'Obra (1993-95).
Teve também uma presença regular em cinema, tendo participado desde sucessos da década de 60, como Pão, Amor e Totobola... (1964), de Henrique Campos, ou Sarilhos de Fraldas (1967), de Constatino Esteves, até títulos recentes como O Crime do Padre Amaro (2005), de Carlos Coelho da Silva, O Mistério da Estrada de Sintra (2007), de Jorge Paixão da Costa, Call Girl (2007), de António-Pedro Vasconcelos, A Teia de Gelo (2012), um dos seus trabalhos como realizador, e Os Gatos Não Têm Vertigens (2014), de novo de A.-P. Vasconcelos. Trabalhou ainda sob a direcção de, entre outros, Augusto Fraga, Perdigão Queiroga, José Ernesto de Souza, Artur Semedo, Luís Galvão Teles, Fernando Lopes e Joaquim Leitão.
Estava a rodar Seara de Vento, sob a direcção de Sérgio Tréfaut, adaptação do romance homónimo de Manuel da Fonseca.

>>> Três memórias de Nicolau Breyner: com Herman José, em "Sr. Feliz e Sr. Contente"; trailer de Crónica dos Bons Malandros (1984), de Fernando Lopes; trailer de 7 Pecados Rurais (2013), em que acumulava as funções de actor e realizador.






>>> Obituário na SIC Notícias.