Produtor, compositor, maestro, ele foi o "quinto Beatle": o inglês George Martin faleceu no dia 8 de Março, na sua casa de Wiltshire — contava 90 anos.
É bem certo que Martin teve uma carreira imensa, ficando o seu nome ligado a momentos emblemáticos dos America, Shirley Bassey ou Jeff Beck. Seja como for, foi o seu sentido visionário que permitiu aos Beatles assinarem o primeiro contrato de gravação e, mais do que isso, encontrarem a sua sonoridade tão específica quanto universal. De Love Me Do à produção original de Let it Be (depois "transfigurada" por Phil Spector), passando por clássicos absolutos como Yesterday (a que acrescentou um quarteto de cordas), Martin foi decisivo na consolidação e enriquecimento da música de John, Paul, George e Ringo — os quatro sempre o reconheceram como o "pai" da sua odisseia musical.
>>> Três videos sobre George Martin: primeiro, a notítia da sua morte no Channel 4; depois, recordando Yesterday, num registo de The Guardian; por último, um programa da BBC sobre o álbum In My Life (1998), produção de Martin com versões de temas dos Beatles.
>>> Obituário no New York Times.
>>> George Martin no Rock&Roll Hall of Fame.