domingo, fevereiro 21, 2016

Umberto Eco (1932 - 2016)

FOTO: Sarah Lee / The Guardian
Personalidade emblemática da cultura italiana e europeia, Umberto Eco faleceu no dia 19 de Fevereiro, em sua casa, em Milão — contava 84 anos.
Filósofo, ensaísta, crítico literário, homem "renascentista" do cruzamento de todos os saberes e culturas, Eco tornar-se-ia uma figura popular através do seu romance O Nome da Rosa (1980), transformado em filme, em 1986, com direcção de Jean-Jacques Annaud. Embora tivesse publicado dezenas de ensaios sobre os mais variados domínios do conhecimento, cultivou o romance até final, tendo publicado Número Zero, sobre jornais e jornalistas, em 2015.
Entre os títulos mais conhecidos da sua vastíssima bibliografia, incluem-se: Obra Aberta (1962), reflectindo sobre um mundo em que todas as linguagens se cruzam ou podem contaminar; Apocalípticos e Integrados (1964), pressentindo as transformações decorrentes da proliferação dos media; História do Feio (2007), percorrendo as memórias históricas do outro lado da beleza. Foi, no dizer de Eduardo Lourenço, um "grande humanista" que, com o seu labor, "pressionava o próprio humanismo".

>>> Entrevista sobre Número Zero, no programa do jornalista Edney Silvestre, da TV Globo.


>>> Obituário no New York Times.
>>> Site da Scuola Superiore di Studi Umanistici sobre Umberto Eco.
>>> Entrevista em The Paris Review.