quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Manuel Maria Carrilho/Bárbara Guimarães
— o horror tablóide

A capa aqui reproduzida é apenas um exemplo, porventura dos mais "suaves", dos horrores do jornalismo tablóide que invadiu a vida dos portugueses. O conflito entre Manuel Maria Carrilho e Bárbara Guimarães tem levado mesmo algumas publicações a explorarem, de forma violentamente desumana, as declarações em tribunal do filho do casal.
Infelizmente, no interior do próprio jornalismo, são poucos os que manifestam a mais básica sobriedade no sentido de denunciar tais desmandos [que se manifestam muito para além da abordagem da vida dos "famosos" — lembremos a reacção dos jornais desportivos portugueses ao atentado na maratona de Boston]. Isto sem esquecer que há quem, modelarmente, saiba defender os seus direitos e não pactuar com a irresponsabilidade jornalística.
Hoje, nas páginas do Diário de Notícias, o jornalista Ferreira Fernandes volta a ser uma exemplar excepção (citando, aliás, o que Isabel Stilwell escreveu sobre o mesmo assunto) — vale a pena ler: 'Garoto de 12 anos foi traído e é assunto nosso'.