domingo, janeiro 10, 2016

Teatro no Cartaxo

Pouco Barulho! (título original: Noises Off) é uma peça já clássica do inglês Michael Frayn, expondo em delirante tom de farsa as atribulações de uma produção teatral em que nem tudo corre bem nos bastidores... E, depois, numa apoteose burlesca, em pleno palco... Podemos redescobri-la agora no Centro Cultural do Cartaxo, numa performance cuja competência e energia mostram que a descentralização pode não ser uma palavra vã.
Acima de tudo, sublinhe-se que o espectáculo, produzido pelo grupo Área de Serviço, com encenação de Frederico Corado (também um dos intérpretes), explora de forma sagaz e contagiante as ambivalências que Frayn trabalha num registo de perversa fábula moral: afinal de contas, o espectáculo acontece mesmo quando a sua coerência interna parece irremediavelmente posta em causa, como que resgatando os problemas expressivos e os dramas afectivos dos intervenientes...
Uma prova, enfim, de que, mesmo com meios obviamente austeros, é possível fabricar acontecimentos capazes de solicitar o interesse, a cumplicidade e a inteligência dos espectadores — Pouco Barulho!, com estreia vibrante no dia 9, tem para já agendadas outras representações nos dias 10, 15, 16 e 17.