quarta-feira, dezembro 30, 2015

Masculino/feminino em português (2/2)

O cineasta de O Lugar do Morto volta a contar uma história eminentemente portuguesa, agora em cenários de Viseu — este texto foi publicado no Diário de Notícias (24 Dezembro), com o título 'Sinais do tempo'.

[ 1 ]

No começo da filmografia de António-Pedro Vasconcelos, logo após a primeira longa-metragem, Perdido por Cem (1973), encontramos um exercício de raiz documental que valeria a pena revisitar. Chama-se Adeus, Até ao Meu Regresso (1974) e o seu título retoma uma expressão corrente dos tempos pré-25 de Abril: na televisão, nas “mensagens de Natal” dos soldados mobilizados para as chamadas províncias ultramarinas, era frequente cada um dos intervenientes concluir os seus votos familiares com a expressão “adeus, até ao meu regresso”.
A.-P. V.
Ao apropriar-se de tais palavras como uma espécie de mantra de uma vivência de angustiada nostalgia, o filme conseguia uma proeza que envolvia tanto de cinematográfico como de simbólico: a frase feita (na medida em que consagra a interminável repetição de um sentido que tende para o esvaziamento) adquiria uma perturbante função reveladora — afinal, na monotonia triste das palavras, pressentíamos a infinita diversidade dos destinos individuais.
Creio que podemos dizer algo de semelhante a propósito dos frágeis “heróis” de Amor Impossível, o par que Victoria Guerra e José Mata compõem numa luminosa avalancha de emoções: são jovens “dos nossos dias” que, em qualquer caso, se revelam para além dos padrões dominantes da ficção, a começar, claro, pelas formatações psicológicas e morais da telenovela. Aliás, a decisiva importância do trabalho dos actores (Soraia Chaves e Ricardo Pereira, nas personagens dos investigadores policiais, são também impecáveis) é reveladora da ambição dramatúrgica do cinema de António-Pedro Vasconcelos: confrontar-nos com sinais que reconhecemos facilmente e, ao mesmo tempo, fazer-nos compreender que nada está adquirido no reino das relações humanas. No limite, conhecer o outro é uma tarefa impossível.