segunda-feira, junho 08, 2015

The Gift em Santarém

O alinhamento do concerto de The Gift
Santarém, 06-06-2015
(Foto: JL)
Mesmo sem menosprezar a vasta, diversificada e apetitosa oferta gastronómica de restaurantes e tasquinhas, mesmo reconhecendo a importância económica e o valor cultural dos produtos expostos, permitam-me sublinhar que a abertura da 52ª Feira Nacional da Agricultura (6 Junho), em Santarém, se fez sob o signo da música pop. Como? Graças a um concerto admirável da nossa banda de Alcobaça, The Gift.
Nuno Gonçalves, Sónia Tavares, John Gonçalves e Miguel Ribeiro deram, antes do mais, uma metódica lição de rigor de palco e em palco, através de uma performance que reflecte uma competência acumulada ao longo de muitos anos de estrada — estão, aliás, a preparar as comemorações dos seus 20 anos. E contam também com três impecáveis colaboradores: Paulo Praça (guitarra + voz), Israel Costa Pereira (guitarra) e Mário Barreiros (bateria).
Em todo o caso, evitemos as simplificações descritivas. Não se trata de enaltecer qualquer eficácia tecnicista (mesmo se a equipa técnica de The Gift é, obviamente, brilhante), antes de sublinhar a consolidação de uma atitude, um estilo, um modo de ser e estar. Desde os tempos heróicos de Digital Atmosphere (1997) até à energia de um tema como The Singles [video], do álbum Explode (2011), estamos perante um entendimento da pop que conhece as suas referências, não porque as copie, antes porque as sabe integrar na afirmação/reinvenção de uma identidade.
Aberto a muitas hipóteses futuras, o concerto de Santarém foi também uma espécie de revisão da matéria dada — em tom de celebração, festa e, para que nada nos falte, também de tocante intimidade. Para situarmos o alcance do empreendimento, citemos apenas dois versos de The Singles, justamente:

Romance the 80’s, we dance the 90’s
The last 10 years they passed so fast, I kind of miss them