O mesmo IMDb que considerou que, nos seus destaques, não havia lugar para a notícia da morte de Manoel de Oliveira, altera hoje o seu grafismo habitual para celebrar a novidade de alguns clips de Avengers: Age of Ultron. A notícia (?) termina com um link para uma secção de horários para que o utente possa... "comprar já os seus bilhetes". Mais do que isso: logo por baixo, antes da secção de notícias, há mais um destaque, com um link para um portfolio dedicado ao... "Universo cinematográfico da Marvel".
Não consta que o IMDb se tenha passado a apresentar como elemento do marketing da Marvel (ou de qualquer outro estúdio americano). Em todo o caso, se é disso que se trata, seria mais salutar esclarecer os seus visitantes sobre a opção tomada. Não porque a cinefilia exista num universo abstracto, alheio às sempre importantes dinâmicas industriais e comerciais do cinema — e sabemos que as formas de publicidade e patrocínios podem envolver muitas e legítimas plataformas. Acontece apenas que já basta de brincar a um jornalismo que confunde sempre a actualidade com o lançamento do próximo blockbuster.