sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Steve Strange (1959-2015)


Mais que apenas a voz (e alma) dos Visage, Steve Strange foi um dos grandes arquitetos do movimento new romantic. Simon Le Bon (dos Duran Duran) disse mesmo ontem no Twitter, ao assinalar a morte do velho amigo, que Steve tinha sido mesmo a força mais inventiva do movimento. Morreu ontem aos 55 anos, num hospital no Egito.

Vestido a rigor para dar corpo a um ideal que dele fez um ícone do seu tempo Steve Strange ficou para muitos na história como a voz de Fade to Grey, o único single dos Visage que atingiu um patamar de grande notoriedade global (mas não o único momento da sua discografia merecedor de atenção). Mas mais que vocalista dos Visage (nas suas várias vidas e formações) e, depois, dos Strange Cruise, Steve Strange foi o rosto maior de um movimento musical que, mesmo longe dos apetites de muitos dos críticos de então, acabou por marcar a cultura pop (musical e visual) da alvorada dos anos 80.

Podem ler o resto do texto no obituário que assino na Máquina de Escrever.


E aqui podemos recordar o teledisco que em 1981 acompanhou o lançamento de Visage, single extraído do álbum com o mesmo nome.