quarta-feira, dezembro 03, 2014

A vida num só dia


Escrevo sobre a história da relação de Nick Cave com o cinema na mais recente edição da revista online Metropolis. Com o filme Nick Cave: 20.000 Dias na Terra como ponto de partida ali se fala das muitas outras ocasiões em que a sua música chegou ao seu ecrã, assim como das colaborações como ator e argumentista que o aproximaram muito deste universo.
Aqui fica um excerto do texto:

Nick Cave volta-se para Blixa Bargeld, seu colaborador durante 20 anos, confessando-lhe que entendera finalmente que, na música, é preciso saber “editar” (ou seja, escolher o que fica e o que sai na versão final de uma canção). A conclusão é uma entre as muitas reflexões que, juntamente com memórias, habitam o tutano de Nick Cave: 20000 Dias na Terra, filme da dupla Ian Forsyth e Jane Pollard que usa um dispositivo de ficção para fazer um retrato de um dos músicos mais interessantes do nosso tempo.

Coescrito pelos realizadores e o próprio Nick Cave, o filme usa os cenários do quotidiano do músico australiano – que vive em Brighton, no Reino Unido, com as falésias brancas que colocam ponto final ao Canal da Mancha por perto – para, num arco de um dia, caminhar entre o seu presente e passado. As conversas que tem com Warren Ellis, Blixa Bargeld ou Kylie Minogue (que lhe confessa que nunca tinha ouvido a sua música antes de terem gravado o belíssimo dueto Where The Wild Roses Grow, em 1996) ajudam-nos a conhecer a personalidade de Cave e lançam importantes espaços de memórias e partilhas. A visita ao arquivo, onde tem guardadas imagens e peças que fazem mais de 40 anos de vida na música, materializa visualmente alguns desses instantes revisitados. Depois há os belíssimos monólogos em off, quase sempre ao volante, que servem para aprofundar visões e reflexões sobre ele mesmo, o seu mundo e a música que se faz. E depois há o espaço familiar, naturalmente encenado (apesar de filmado em espaços “reais”), desde o despertar em casa, naquele quarto com portadas grandes que já tínhamos visto na foto da capa do seu mais recente álbum de originais, ao serão no sofá, entre os filhos, com um ecrã pela frente.

A música está mais presente no que dela se fala e subentende que nos sons que escutamos. Mesmo assim há que ter em conta que Nick Cave: 20000 Dias na Terra conta não só com banda sonora original de Warren Ellis como junta um tema inédito gravado com os Bad Seeds – Give Us A Kiss, editado no formato de single – e apresenta, já no final, uma espantosa versão ao vivo de Jubilee Street, captada na Ópera de Sydney.

Podem ler aqui o artigo completo.