[ Garrel ] [ Ferrara ]
* Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters, fotografias de Sandro Miller
Quando vemos estas reproduções das fotografias de Sandro Miller (patentes no Casino Estoril), podemos supor que se trata apenas de apostar numa espécie de curto-circuito figurativo com os originais. Que é como quem diz: John Malkovich "imita" Jack Nicholson, Marilyn Monroe, Andy Warhol... De facto, importa dizer que os retratos "imitados" (à direita) não constam da exposição — como sugere o título, estamos perante Malkovich + Malkovich + Malkovich, num elaborado jogo de máscaras em que, afinal, ironicamente, percebemos que ninguém se liberta da imagem do seu próprio corpo.
Jogo de ambígua sedução, até porque aceita brincar com a atracção do fake que, hoje em dia, circula através das fotos manipuladas da Net ou de algumas obsessivas evocações cinematográficas (p. ex.: Psico, refeito por Gus Van Sant). No limite, as fotos de Miller/Malkovich proclamam a perenidade do retrato como bilhete de identidade do retratado e sua implícita negação, num infinito to be or not to be que, hélas!, convoca o prazer do logro — saudemos, por isso, esse velho fantasma da expressão artística que a linguagem televisiva dominante ignora.