segunda-feira, novembro 03, 2014

Dylan, Springsteen e Rolling Stones
lançam hoje discos de arquivo


O departamento de arquivo de três nomes veteranos coloca hoje novos discos em cena. Em primeiro lugar assinala-se a chegada do 11º volume da Bootleg Series de Bob Dylan no qual surge, pela primeira vez, a integral das célebres Basement Tapes registadas em 1967 na companhia dos The Band, gravações das quais anos depois surgiria um disco. The Basement Tapes Complete sai em duas versões, uma em duplo CD, a outra, mais extensa, juntando a totalidade das gravações em seis discos.

Também numa edição rica em memórias de arquivo é lançado o álbum Agora Ballroom 1978, de Bruce Springsteen. Trata-se de uma gravação ao vivo de 1978, captada em Cleveland (Ohio) durante um concerto no qual o músico se apresentou com a E Street Band. Álbum triplo, o disco junta ainda uma entrevista da época.

Um outro concerto histórico surge esta semana em disco. Desta vez os protagonistas são os Rolling Stones, em From The Vault – Hampton Colosseum 1981, gravação de uma atuação que recorda a digressão que acompanhou o lançamento do álbum Tatoo You. Trata-se de um disco quádruplo (3 CD e um DVD) e representa a estreia de uma série de edições de arquivo dos Rolling Stones. O próximo volume, daqui a duas semanas, vai recordar um outro concerto, em 1975.

Além destes três discos de arquivo, os novos lançamentos da semana trazem ainda uma antologia dos The Who, uma caixa com a integral de álbuns de estúdio dos T-Rex, outra com a obra de Ian Dury e ainda uma outra, com as gravações de Frank Sinatra entre 1952 e 1963, um disco ao vivo dos Grateful Dead (com um registo de palco de 1988) e reedições de álbuns dos Wings, A Certain Ratio e Sleater-Kenney.

No departamento de novos lançamentos há a assinalar:
The Flaming Lips, With a Little Help From My Fwends
Neil Young, Storytone
Sérgio Godinho, Liberdade
Superfood, Don’t Say That
Simple Minds, Big Music
Deerhof, La Isla Bonita
Damien Rice, My Favourite Faded Fantasy
Calvin Harris, Motion