sexta-feira, setembro 05, 2014

Queer Lisboa 18 apresenta programação


Um filme inédito de Derek Jarman (e uma seleção dos telediscos por si realizados), retrospetivas de John Waters e Ron Peck, um documentário sobre Nan Goldin, um foco especial sobre África, a estreia em sala de um documentário dos The Gift e uma homenagem, feita com telediscos, aos 30 anos de carreira dos Pet Shop Boys são, além dos muitos títulos das secções competitivas e não competitivas, alguns dos destaques da maior edição de sempre do festival Queer Lisboa, que este ano decorre entre os dias 19 e 27 de setembro entre o Cinema S. Jorge e a Cinemateca Portuguesa.

O filme de abertura do festival será Hoje Não Quero Voltar Sozinho (primeira imagem), do realizador brasileiro Daniel Ribeiro, que nasce diretamente de uma curta-metragem do mesmo realizador que foi premiada na edição de 2011 do Queer Lisboa. O encerramento ficará a cargo de um outro título brasileiro, Flores Raras, de Bruno Barreto.

Um dos títulos centrais da programação é Will You Dance With Me?, de Derek Jarman (segunda imagem), filme que resulta de imagens captadas em vídeo numa discoteca local britânica em 1984 (em tempo de preparação de Empire State, de Ron Peck - que será também exibido no festival) e que durante anos esteve na gaveta. Estas imagens só conheceram primeira exibição pública na edição deste ano do London Flare, no BFI, em Londres. Esta será a sua segunda projeção mundial.

À retrospetiva dedicada a John Waters, que já havia sido noticiada em julho, o Queer Lisboa 18 junta uma outra, que apresentará a integral da obra do realizador britânico Ron Peck. O realizador estará em Lisboa para apresentar não apenas este ciclo - que integra o histórico Nighthawks, de 1978 (terceira imagem) - mas também o inédito de Derek Jarman que o festival apresenta na tarde de dia 20 no Cinema S. Jorge.

A secção Queer Pop apresenta o documentário The Gift: A Single Hand Documentary (dia 27, pelas 17.00), filme de 2000 de Gonçalo Covacivic que terá aqui a sua primeira exibição em sala, assinalando um momento na celebração dos 20 anos de carreira do grupo. Haverá ainda duas sessões comentadas de telediscos - pelos autores deste blogue - uma com filmes realizados por Derek Jarman, a outra recordando momentos da obra dos Pet Shop Boys.

Podem ver aqui a programação completa do festival.