quinta-feira, setembro 18, 2014

Os meus 100 livros (1)

Dino Buzzati
'A Derrocada da Baliverna' (1954)

Um espantoso livro de contos sobre o medo e a ansiedade... Poderíamos falar assim de A Derrocada da Baliverna, um dos vários títulos da obra do escritor italiano Dino Buzzati (1906-1972) que a Cavalo de Ferro traduziu e publicou entre nós na década passada. O livro, como em tempos aqui descrevi, “propõe a soma de espantosas narrativas curtas, ora revelando a história de uma mansão em que os ratos escravizaram os donos da casa, uma aldeia com medo de um cão que se julgava ter sido tocado por Deus, a odisseia de uma cidade fechada onde uma máquina garantia vida mais longa aos seus habitantes ou a crise de ansiedade de uma senhora, em viagem, que de repente duvida se chegou a levar a filha para passar uns dias com a tia ou a deixou, sozinha em casa”.

Buzzati explora magistralmente o poder do medo e da dúvida, todavia sem o negrume assombrado de um Lovecraft. E por estes contos passa uma escrita enxuta, reveladora de evidentes interesses pelo fantástico, com frequentes expressões de um interesse maior na exploração das relações entre o homem e a máquina. Jornalista italiano, Dino Buzzati fez longa carreira no Corriere della Sera e tem também obra como pintor. Ele mesmo terá um dia explicado que a fantasia deveria estar o mais perto possível do jornalismo, a sua escrita clara e direta, com uma incrível capacidade de traçar narrativas e caracterizar personagens e lugares sendo clara expressão dessa ideia. De facto,ele mesmo não podia ter encontrado melhor forma de, em apenas uma mão-cheia de palavras, descrever o que afinal foi toda uma vida essencialmente dedicada à escrita.

Aos cinéfilos vale a pena lembrar que, em 1976, o realizador italiano Valerio Zurlini levou ao cinema uma adaptação de O Deserto dos Tártaros, romance de Buzzati originalmente publicado em 1940.

Outros destaques da sua obra:
O Deserto dos Tártaros (1940)
Pânico no Scala (1949)
O Grande Retrato (1960)