quarta-feira, agosto 06, 2014

Uma canção para o verão (2014.04)


Não é a primeira vez que, em tempo de verão, passamos pela discografia dos Saint Etienne. Hoje recuamos no tempo até 1994 para recordar Pale Movie, o single que então servia de primeira chamada de atenção para Tiger Bay, um novo álbum de originais, o terceiro da discografia do trio britânico.

Caracterizada pela presença de uma guitarra acústica de genética andaluz, a canção alcançou resultados na linha dos que eram então habituais para os singles do grupo. Pete Wiggs, um dos elementos dos Saint Etienne, mostraria mais tarde alguma insatisfação pela forma como a canção não descolou suficientemente da sua matriz folk.



Vinte anos depois do lançamento deste single os St. Etienne não hoje uma instituição respeitada da pop made in UK. Nunca foram fazedores de êxitos de grande dimensão e nenhum dos seus elementos alguma vez será tratado como um “famoso”. Mas são donos de uma das mais sólidas e coerentes obras que a pop britânica nascida nos anos 90 nos tem dado. E têm até no seu mais recente álbum, editado em 2012, um dos seus melhores discos de sempre.