sexta-feira, agosto 22, 2014

Passar ao lado da vida — uma reflexão

Matias Santa Maria
Daqui a uma década teremos uma geração, agora na casa dos vinte anos de idade, a meio dos trinta e rapidamente a caminho dos quarenta, confrontando-se com o facto de que a vida lhe passou ao lado. Muitos destes portugueses nunca terão conhecido um emprego estável, transitando entre estágios pouco relevantes e contratos precários, remunerações baixas e uma perspectiva de futuro esvaída de qualquer previsibilidade.

Daniel Carrapa
8 Agosto 2014

Estas são as palavras de aberturas de um belo texto disponível no blog de arquitectura A Barriga de um Arquitecto — sem ignorar a acumulação de factores que condicionam essa geração sem história, Daniel Carrapa não deixa de reagir ao "discurso da inevitabilidade promovido por governantes e sustentado por alguns especialistas da área do jornalismo económico".
Num tempo de estreitamento da agilidade do próprio pensamento político — e dos modos políticos de pensar —, eis uma reflexão que vale mesmo a pena ler, sob o título dramático e sugestivo 'À espera que o longo prazo nos caia em cima'.