terça-feira, agosto 12, 2014

Os melhores documentários,
segundo a Sight & Sound


O filme O Homem com a Camâra de Filmar, de Dizga Vertov, foi considerado pela revista Sight & Sound como o melhor documentário de todos os tempos. A revista apresenta uma lista de 50 títulos que, ao contrário da que a cada dez anos elege os melhores filmes de sempre, revela uma presença mais significativa de produções recentes. Entre esta lista surgem, por exemplo, Nostalgia For The Light (Patricio Guzman, 2010), O Acto de Matar (Joshua Oppenheimer, 2012) ou Leviathan (Lucien Castaing-Taylor e Véréna Paravel, 2012).

Aqui deixamos a lista dos filmes que fazem o top 10 desta seleção de 50 documentários:

1. O Homem com a Câmara de Filmar, de Dziga Vertov (1929)
2. Shoah, de Claude Lanzmann (1985)
3. Sans Soleil, de Chris Marker (1983)
4. Noite e Nevoeiro, de Alain Resnais (1955)
5. The Thin Blue Line, de Errol Morris (1989)
6. Chronique d'un Eté, de Jean Rouch e Edgar Morin (1961)
7. Nanook of the North, de Richard Flaherty (1923)
8. Os Respigadores e a Respigadora, de Agnés Varda (2000)
9. Don't Look Back, de D.A. Pennebaker (1969)
9. Grey Gardens, de Albert e David Maysles, Ellen Hovde e Muffie Meyer (1975)

(o nono lugar coube ex-aequo a dois filmes)

Na sua edição online a revista apresenta os 50 filmes escolhidos, as votações finais e algumas notas adicionais sobre os primeiros classificados. As listas individuais dos mais de 300 profissionais consultados (entre realizadores, críticos, programadores e estudiosos do cinema) serão apresentadas na edição de setembro da Sight & Sound.

Podem ver aqui a lista completa.

Não é por acaso que esta continua a ser a melhor revista de cinema. Publicada mensalmente pelo BFI - ou seja, o British Film Institute - a Sight & Sound junta regularmente ao seu trabalho jornalístico corrente a elaboração de listas, uma delas servindo quase as funções de "cânone", uma vez que decorre da votação de figuras ligadas ao mundo do cinema (tal como foi posto em prática para a lista agora apresentada). Através dessa lista a revista propõe a cada década que passa a construção de uma ordenação dos melhores filmes de todos os tempos, a mais recente tendo levado Vertigo de Hitchcock ao primeiro lugar, destronando Citizen Kane de Welles.

Podem consultar aqui a mais recente edição dessa lista, que data de 2012.