Romancista americano seduzido pelos elementos naturais, militante da defesa do ambiente, Peter Matthiesen faleceu, vítima de leucemia, em Sagaponack, Nova Iorque, no dia 5 de Abril — contava 86 anos.
The Snow Leopard (1978) é o mais célebre dos seus livros de investigação, narrando a procura de um mítico leopardo nas encostas dos Himalaias — valeu-lhe o National Book Award na secção "Pensamento contemporâneo"; voltaria a receber esse prémio, na área de ficção, com Shadow Country (2008). Duas das suas obras foram transpostas para o cinema: o conto Travelin' Man está na base de La Joven/The Young One (1960), de Luis Buñuel; o romance At Play in the Fields of the Lord (1965) foi adaptado por Hector Babenco, em 1991, numa versão lançada entre nós como A Brincar nos Campos do Senhor. A morte de Matthiesen ocorreu três dias antes do lançamento do seu derradeiro romance, In Paradise.
>>> PBS: uma conversa de Peter Matthiesen com Jeffrey Brown, depois de Shadow Country lhe ter valido um National Book Award.
>>> Obituário no New York Times.