segunda-feira, abril 21, 2014

Lewis Hamilton domina GP China

Foto: Mercedes F1
Lewis Hamilton, alcançou este domingo a sua terceira vitória consecutiva na prova em que ultrapassou o número de pole positions conquistadas por Jim Clark e Alain Prost e igualou o número de triunfos alcançados por Jim Clark e Niki Lauda, sendo neste momento o oitavo piloto com mais vitórias conquistadas na história da F1. Estes textos foram originalmente publicados na edição online do DN.

Lewis Hamilton passeou rápida, mas tranquilamente, frente a todos os outros nesta quarta corrida da temporada que lhe deu a terceira vitória consecutiva em 2014 e encurtou para apenas quatro pontos a sua diferença no mundial de condutores para o companheiro de equipa na Mercedes, Nico Rosberg, que, depois de uma má largada (na qual chegou a sofrer um toque com Valteri Bottas), recuperou gradualmente até terminar em segundo, assinando também a melhor volta da corrida. Foi uma prova tranquila, sem grandes incidentes para além dos que se registaram na largada, e sem a chuva que atormentou o segundo dia de treinos. E claramente dominada pelos carros da Mercedes.

Apesar desse domínio dos Mercedes, o GP China registou alguns progressos tanto na Ferrari como na Red Bull. Fernando Alonso, que chegou a ser o melhor numa das sessões de treinos livres, terminou em terceiro lugar, resultado que assinala com claro sucesso a chegada de um novo chefe de equipa à marca italiana. Kimi Raikkonen, o seu colega de equipa, teve um fim de semana difícil, mas acabou por terminar em oitavo, vincando assim a promissora estreia de Marco Mattiacci.

Há menos de uma semana, e depois dos resultados medianos obtidos no Barhein (Alonso em 9º e Raikkonen em 10º), Stefano Domenicali apresentou a sua demissão, com efeito imediato, sendo prontamente substituído por Mattiacci. Com 42 anos, o novo chefe da equipa era até aqui o responsável pelas vendas da Ferrari nos Estados Unidos. Toda a sua carreira na marca se fez nas vendas, tendo em 2012 sido eleito “executivo do ano” na Ferrari. Apesar deste percurso profissional mais próximo dos carros de estrada que dos autódromos, a verdade é que a estreia de Mattiacci na fórmula 1 deu à Ferrari o seu melhor dia resultado em 2014 até ao momento.

Na Red Bull voltámos a assistir a uma prova de força de Daniel Ricciardo sobre Sebastian Vettel. O piloto, que é o campeão em título, chegou mesmo a ignorar da box uma ordem para deixar passar o companheiro de equipa. Tal como Massa o fizera já este ano, Vettel ignorou a ordem mas acabou por ser ultrapassado por Ricciardo, que terminaria em quarto, um lugar à frente do alemão.

A Williams viu o azar a bater à porta quando, estando então em sexto lugar, Felipe Massa teve uma paragem na box de perto de um minuto (segundo a BBC por erro na colocação dos pneus traseiros) que lhe custou a queda para a cauda do pelotão, terminando a prova num magro 15º. Valteri Bottas salvou a honra da escuderia ao completar a corrida em sétimo.

Mais magra ainda foi a prova dos McLaren, com Button a não conseguir mais que um 11º lugar e Magnussen a terminar em 13º. Apesar de os resultados não o evidenciarem os Lotus registaram melhorias, tendo contudo Grosjean (que andou entre os dez primeiros) sido forçado a abandonar demasiado cedo e Maldonado cortado a meta em 14º. Sérgio Perez (Force India), que fora surpreendente há duas semanas ao terminar em terceiro no Barhein, foi mais discreto, acabando em nono, três lugares abaixo do colega Hulkenberg. O “rookie” russo Danil Kvyat voltou a pontuar, levando desta vez o seu Toro Rosso ao décimo lugar.

Qualificação
Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, conquistou a terceira pole positon da temporada, travando assim quer o esforço da Ferrari (que teve em Alonso o autor do melhor tempo do primeiro treino livre) quer o da Red Bull (que levou Daniel Ricciardo ao comando dos tempos no terceiro treino, que decorreu já hoje de madrugada – na hora portuguesa). Os dois treinos de hoje fizeram-se sob chuva, tendo a bandeira vermelha interrompido a terceira qualificação depois de um incidente com Nico Rosberg (Mercedes), que parte em quarto lugar e é o atual líder do campeonato, com 11 pontos de vantagem sobre Hamilton. Este, por seu lado, ao somar a sua 34ª pole position, acaba de ultrapassar as 33 de Jim Clark e Alain Prost e é já o quarto piloto que mais vezes largou na frente numa corrida de fórmula 1. À sua frente tem Michael Schumacher (com 68 poles), Ayrton Senna (65) e Sebastian Vettel (45). E, com três poles entre as quatro corridas já disputadas (a quarta foi de Nico Rosberg), Hamilton lidera o FIA Pole Trophy, que será entregue no fim do ano ao piloto que mais vezes tiver largado no primeiro lugar da grelha de partida.

Os Red Bull, com motor Renault, de Ricciardo e Vettel intrometeram-se entre os Mercedes, dominando ambas as equipas as duas linhas da frente da grelha de partida. À BBC o campeão em título Vettel afirmou, depois da qualificação, que a Red Bull está, mais que nunca nesta temporada, capacitada para fazer a vida difícil à Mercedes, que tem dominado treinos e corridas até aqui. Depois dos Mercedes e Red Bull surge o Ferrari de Alonso, tendo o 11º tempo de Raikkonen (a quem os treinos não correram nunca muito bem este fim de semana) impedido uma performance mais sorridente para a marca italiana neste grande prémio em que se estria o seu novo chefe de equipa.

Os dez lugares da frente são ainda ocupados pelos Williams (com motor) Mercedes de Felipe Massa (sexto) e Valteri Bottas (sétimo), o Force India, com motor Mercedes de Nico Huklenberg (oitavo), o Toro Rosso, com motor Renault de Jean-Eric Vergne (nono) e, como grande surpresa, o Lotus, também com motor Renault de Romain Grosjean (décimo), num resultado que parece confirmar a eficácia das melhorias técnicas aplicadas no carro. A sorte contudo não bafejou o seu colega de equipa Pastor Maldonado que, depois de ter feixo o sexto tempo no terceiro treino livre (sob intensa chuva, acrescente-se), não saiu sequer da box na qualificação e parte assim do último lugar da grelha. 

Aquém do esperado ficaram os McLaren (equipa que acaba de anunciar um acordo de fornecimento com a Honda para 2015 em regime de exclusividade), com Jenson Button a partir do 12º lugar e Kevin Magnussen do 15º. O mexicano Sérgio Perez, que há duas semanas causou sensação ao terminar em 3º lugar, não conseguiu levar o seu Force India além da 16ª posição na grelha de partida. 

Treinos livres
Ao conquistar o melhor tempo na primeira sessão de treinos e terminar em segundo na segunda, o Ferrari de Fernando Alonso fez-se logo na sexta-feira um dos protagonistas da edição 2014 do GP China. Os resultados, que chegam no primeiro dia de Marco Mattiacci (que estava ligado à marca, mas nos EUA) à frente da equipa italiana (na sequência da demissão súbita de Stefano Domenicali no início da semana) traduzem uma aparente evolução de um carro que até aqui tinha proporcionado resultados fiáveis, mas não tão competivos quanto o desejado. E este primeiro dia de Mattiacci a liderar a box da Ferrari – ao que parece sem nunca tirar os óculos escuros - só não foi melhor ainda porque Raikkonen ficou um pouco aquém do companheiro de equipa, terminando em sétimo na segunda sessão (depois de não ter sequer assinalado um tempo na primeira).

Apesar dos bons resultados da Ferrari, o primeiro dia de treinos na China acabou uma vez mais com os Mercedes em glória. Hamilton assinou o melhor tempo na segunda sessão, cabendo a Nico Rosberg o terceiro. Os Red Bull surgiram logo a seguir, uma vez mais com Ricciardo (que perdeu esta semana o apelo pela desqualificação no GP Austrália) a superar Vettel. Em sexto ficou o brasileiro da Williams Mercedes Felipe Massa, que horas antes, na primeira sessão, teve como companheiro em pista o seu compatriota Filipe Nasr, piloto de testes da equipa de Grove, que assinou o 13º melhor tempo. O finlandês Valteri Bottas tomou depois o seu lugar ao volante do Williams número 77 na segunda sessão, assinando o 14º tempo. Em entrevista à BBC Bottas explicou que o FW36 teve uma série de upgrades a serem testados neste primeiro dia, dos resultados que agora serão analisados devendo surgir a decisão de os aplicar, assim como a construção de uma estratégia para a corrida. 

Os restantes resultados das duas sessões de treinos não mostraram muitas mudanças significativas face aos jogos de competitividade de pilotos e carros já manifestados nas três primeiras corridas do ano, com surpresa maior na presença do Lotus de Romain Grosejean entre os dez mais rápidos no segundo treino. Grosjean foi nono, bem à frente do 18º lugar de Pastor Maldonado, revelando mesmo assim o resultado conjunto da equipa sinais de progressiva recuperação face ao que nos mostrara nos testes da pré-época e nas provas já disputadas. A frente revista do monolugar e a uma nova versão do motor Renault podem assim ajudar a preparar o caminho de recuperação para devolver a equipa – uma das mais históricas da F1 – aos resultados competitivos que mostrara em 2013.