quarta-feira, outubro 23, 2013

21 anos de "Erotica" (2/6)


[ Erotica ]

"Cuidado! Os nossos ídolos e demónios hão-de perseguir-nos até aprendermos a deixá-los partir" — as palavras de abertura do teledisco de Deeper and Deeper, dirigido por Bobby Woods, são ainda reminiscentes do livro Sex, e tanto mais quanto surgem através do actor alemão Udo Kier, precisamente uma das personagens/intérpretes do próprio livro.
Combinando preto e branco com cores, as imagens seguem uma deambulação nocturna de Madonna, numa pose reminiscente de Edie Sedgwick (1943-1971), musa de Andy Warhol. Do ponto de vista narrativo, o teledisco é mais uma variação dupla de Madonna, a certa altura transfigurando-se em protagonista de uma sessão de fotografias, repercutindo o momento em que, numa golpe de génio, a canção integra algumas guitarradas de flamenco (rezam as crónicas que Shep Pettibone, co-autor da canção e co-produtor do álbum, se opôs insistentemente a tal integração, acabando por ceder à pressão de Madonna).
Há todo um subtexto de ambígua celebração erótica que perpassa pela presença de personagens como o realizador porno Larry David Paciotti (Chi Chi LaRue), a actriz Debi Mazar e a futura realizadora Sofia Coppola (que, dois anos antes, interpretara a filha de Al Pacino em O Padrinho III). A capa do single não podia ser mais elucidativa dessa deriva simbólica.