segunda-feira, agosto 26, 2013

Julie Harris (1925 - 2013)

Grande dama do teatro americano, foi também uma das mais discretas, e mais talentosas, actrizes dos tempos finais da idade clássica de Hollywood: Julie Harris faleceu devido a complicações cardíacas, em sua casa, em West Chatham, Massachusetts, no dia 24 de Agosto — contava 87 anos.
O seu reconhecimento em teatro e cinema envolveu a adaptação de The Member of the Wedding, de Carson McCullers: começou por se distinguir na sua encenação na Broadway, protagonizando depois a respectiva adaptação cinematográfica, dirigida por Fred Zinnemann em 1952 — o filme valeu-lhe uma nomeação para o Oscar de melhor actriz, a única da sua carreira de mais de meio de século. Em todo o caso, o seu papel mais emblemático seria em A Leste do Paraíso (1955), contracenando com James Dean na adaptação do romance de John Steinbeck por Elia Kazan.
James Dean e Julie Harris
A Leste do Paraíso (1955), de Elia Kazan
Ainda em 1952, interpretou a personagem de Sally Bowles em I Am a Camera, versão teatral da novela Goodbye to Berlin, de Christopher Isherwood — o seu papel valeu-lhe o primeiro dos seus quatro prémios Tony; retomou o papel na versão cinematográfica, homónima, realizada por Henry Cornelius (recorde-se que a peça literária de Isherwood deu origem ao musical Cabaret, de 1966, filmado em 1972 por Bob Fosse, com Liza Minnelli no papel de Sally). Entre os seus filmes mais importantes, incluem-se Requiem for a Heavyweight/Um Homem e o seu Destino (1962), de Ralph Nelson, The Haunting/A Casa Maldita (1963), de Robert Wise, Harper, Detective Privado (1966), de Jack Smight, A Noite É Perversa/You're a Big Boy Now (1966), de Francis Ford Coppola, e Reflexos num Olho Dourado (1967), de John Huston [trailer].


A partir de finais da década de 60, como outros nomes ligados ao período final do classicismo de Hollywood, Harris passou a ter uma presença mais regular nas ficções televisivas, sem nunca ter abandonado o palco — as suas distinções (cinco Tonys, três Emmys e um Grammy) fazem dela a mais premiada intérprete da história da Broadway.

>>> Obituário no New York Times.