terça-feira, agosto 27, 2013

Discos para ouvir em dias quentes (10)


Discos para ouvir em tempo de Verão... Este texto integra a série 'Para ouvir na praia', que por estes dias tem sido publicada no DN.

Depois das Supremes ou de Martha and The Vandellas, e bem antes das Spice Girls, do girl power e dos sucedâneos que se seguiram, houve uma girl band a dar que falar entre o panorama da música pop dos oitentas. Formadas em 1979 em Londres por três velhas colegas (e amigas) dos dias de escola que eram claras seguidoras dos acontecimentos em clima punk, as Bananarama começaram por contribuir com coros ou participações especiais em concertos de nomes como os The Jam, Monochrome Set ou Iggy Pop. Viviam então por cima da sala de ensaio de antigos membros dos Sex Pistols e com a sua ajuda gravaram a maquete de Aie a Mwana, canção em swahili que levaram à ronda das editoras, de lá regressando com um acordo editorial (e um primerio single, lançado em 1981). O arranque de carreira mereceu ainda a ajuda complementar de uma colaboração no single de 1982 T’ain’t What You Do (It’s the Way That You Do It) dos Fun Boy Three, uma banda entretanto nascida da separação dos The Specials.

Em 1983, depois de dois singles de sucesso – Really Saying Something (onde os Fun Boy Three participaram em jeito de retribuição) e Shy Boy – o álbum de estreia Deep Sea Skiving, com capa com sabor a maresia, confirmava as potencialidades de uma visão pop que, nos anos seguintes se afastaria de terrenos pós-punk para rumar a uma carreira de sucesso mainstream. Este primeiro disco é contudo uma pequena pérola que vale a pena (re)descobrir.