terça-feira, junho 18, 2013

Maurice Nadeau (1911 - 2013)

É um dos gigantes da história da literatura e, em particular, da edição literária em França durante o séc. XX: Maurice Nadeau faleceu na sua cidade, Paris, no dia 16 de Junho — contava 102 anos.
A história pessoal e profissional de Nadeau tem como núcleo a revista La Quinzaine Littéraire, por ele fundada, com François Erval, em 1966. Muito ligado nas décadas de 1930/40 a André Breton e aos surrealistas, viria a publicar, em 1945, uma Histoire du Surréalisme. Criou a editora Les Lettres Nouvelles, em 1977, adoptando a designação Éditions Maurice Nadeau a partir de 1984. A ele se devem as primeiras edições de autores como Georges Perec, Roland Barthes ou Michel Houellebecq; publicou, entre muitos outros, Georges Bataille, Samuel Beckett, Henry Miller, Edgar Morin e Nathalie Sarraute — gostava de dizer que Malcolm Lowry foi a sua "maior descoberta", considerando Debaixo do Vulcão "uma das mais pungentes histórias de amor". No dia 15 de Maio, face às dificuldades da sua revista, escrevera um texto apelando aos leitores: "Vocês não deixarão morrer a Quinzaine!"

>>> Do arquivo do INA, uma breve conversa de Olivier Barrot com Maurice Nadeau, em 2002, por ocasião do lançamento do seu livro Serviteur!.


>>> Obituário de Maurice Nadeau: Le Monde + Libération + Télérama.