GORDON PARKS Mobile, Ala.: Joanne Wilson e a sobrinha 1956 |
Gordon Parks (1912-2006), o cineasta de Shaft (1971), título decisivo na superação dos estereótipos mais primitivos de representação das personagens afro-americanas, foi também um notável fotógrafo. O seu trabalho integra uma admirável galeria de testemunhos da luta do movimentos pelos Direitos Civis, e tanto mais quanto Parks soube fazer fotografias politicamente intensas, simbolicamente tocantes, sem ceder a qualquer facilidade ou maniqueísmo "panfletário".
Recentemente, a Fundação Gordon Parks homenageou Joanne Wilson, uma mulher negra que Parks fotografou em 1956, em Mobile, Alabama — vêmo-la numa imagem emblemática, em frente à entrada de uma sala de cinema com um néon que indica por onde devem entrar os indivíduos "de cor". Recorda ela: "Não ia entrar por ali, não queria entrar com a minha sobrinha pelas traseiras. Ela sentiu o cheiro das pipocas e quis algumas. Só conseguia pensar onde é que podia ir para lhe comprar pipocas."
São palavras transcritas pelo New York Times, que recorda essa e outras imagens, obtidas durante uma reportagem para a revista Life; recentemente, a obra de Parks foi também objecto de uma exposição na Arnika Dawkins Gallery [video], em Atlanta.