domingo, maio 12, 2013

Bernstein e as dedicatórias a Kennedy

Admirador (e apoiante) de John F. Kennedy, Leonard Bernstein compôs três obras diretamente relacionadas com o Presidente em cuja campanha mais diretamente apoiou. A sua terceira sinfonia, Kaddish, foi em parte inspirada pela morte de Kennedy e em sua memória compôs a monumental Missa, que de resto foi estreada na inauguração do Kennedy Center For The Arts, em Washington, em 1972. A terceira peça de Bernstein relacionada diretamente com Kennedy foi uma pequena fanfarra que compôs para o baile inaugural do presidente, em 1961. Esta breve peça, de menos de um minuto, para instrumentos de sopro e percussão, abre agora o alinhamento de um disco (ed. Naxos) através do qual o Wind Ensemble da Universidade da Carolina do Sul, sob direção de Scott Weiss, aborda o universo musical de um dos autores mais interessantes da música americana do século XX.

Crítico da ordem (que descrevia como académica) que caracterizou muita da criação musical do pós-guerra, defensor da tonalidade e de uma visão do compositor como o resultado das experiências que o precedem, Leonard Bernstein sempre dividiu opiniões, os mais dados às comichões perante as coisas pop e jazzísticas tendo nele encontrado um frequente alvo a sovar. Contudo, em Bernstein devemos reconhecer antes uma figura que, como antes o fez por exemplo Gershwin, projetou na sua música não só as marcas de uma formação (clássica ocidental) como as vivências do tempo e do lugar onde viveu, a sua música espelhando ecos da multiculturalidade da América do século XX (abarcando por isso os espaços do musical de palco, do jazz, do gospel, até mesmo da cultura pop).

O conjunto de obras que neste disco encontramos em transcrições para banda de sopros (e que vincam heranças do som das marching bands americanas) passam, depois da fanfarra para Kennedy, pela abertura e uma suite nascidas de Candide, uma suite sinfónica criada em 2010 a partir da banda sonora de Há Lodo No Cais (filme de 1954 de Elia Kazan para o qual Bernstein escreveu a partitura original) outras pequenas peças. Ecos da América do século XX passam por aqui.