domingo, abril 21, 2013
David Bowie a 45 RPM (21)
Se o berço de Ziggy Stardust aconteceu em Londres, a génese da sua descendência direta – ou seja, o álbum de 1973 Aladdin Sane – foi contudo claramente marcado pela passagem da Ziggy Stardust Tour pela América. Tal como The Jean Genie, Drive-In Saturday, o segundo single que antecedeu a edição do álbum (foi lançado em abril de 1973, uma semana antes do álbum) revelava marcas evidentes de uma vivência norte-americana. Não só entre as heranças do doo wop que se espelham na canção, como nas vivências que captou depois de uma passagem pelas estradas do Arizona (onde são “célebres” as narrativas de avistamento de óvnis. A canção retrata, ainda antes da distopia de maior amplitude que nasceria um ano depois em Diamond Dogs, um futuro disfuncional e desumanizado, mais desencantado e assombrado ainda que aquele de que nos falara no álbum de 1972. O lado B inclui uma versão de Round & Round de Chuck Berry (a mesma que acabara fora do alinhamento de Ziggy Stardust perante a chegada tardia de Starman).
Podem ver aqui imagens de uma atuação televisiva da época ao som desta canção.