sábado, abril 20, 2013

David Bowie a 45 RPM (20)

O sucesso (e o reconhecimento generalizado) confirmado pelo álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars abriu novos horizontes (e contactos). E o passo seguinte, que se materializaria em abril de 1973 na forma do álbum Aladdin Sane, conheceria cartão de visita em The Jean Genie, um single que, reforçando e aprofundando os códigos das linguagens do glam rock, era também o reflexo da presença de várias figuras nos horizontes próximos de David Bowie. Em concreto a figura de Iggy Pop, que de certa forma serviu de inspiração para a personagem central da canção e, também a entourage de Andy Warhol, entre a qual se conta que esta ideia terá nascido.

Gravado em Nova Iorque, The Jean Genie é também o primeiro single claramente americano de Bowie, não apenas pelo reencontro com referências blusey na harmónica e no riff de guitarra que domina a canção (universo que a sua obra na verdade já visitara antes, nos anos 60), mas pelo ambiente feito de luz e do culto da celebridade que o tema projeta.

Lançado em novembro de 1972, quase meio ano antes do álbum que depois integraria, The Jean Genie estabelece (inclusivamente ao incluir Ziggy Stardust no lado B) uma ponte natural entre o álbum mítico de 72 e Aladdin Sane, tomando ambos os discos como parte de um corpo que, juntamente com o álbum de versões Pin Ups (1973) corresponde assim à etapa glam na obra de Bowie.