quarta-feira, março 13, 2013

Cinco dias, cinco discos:
Um Bowie menos conhecido (3)

Hoje mergulhamos numa das memórias mais esquecidas do Bowie dos noventas. Após a experiência com os Tin Machine (da qual resultaram dois álbuns de originais, um disco ao vivo e um dos maiores tropeções na obra do músico), Bowie concentrou os esforços em dois projetos que editaria em 1993. Um foi o álbum Black Tie White Noise, que de certa forma conclui o tríptico focado em heranças R&B encetado em 1975 em Young Americans e continuado no célebre Let’s Dance, de 1983. O outro álbum de 1993 juntava a música composta para a banda sonora da adaptação ao pequeno ecrã do romance The Buddha of Suburbia, de Hanif Kureishi. Não é um disco essencialmente instrumental (apenas o tema-título teve mediatização, havendo contudo outros instantes vocais, entre os quais uma primeira versão de Strangers When We Meet), o disco traduz um trabalho com electrónicas onde o piano e o saxofone são igualmente presenças notáveis. Passou a leste das atenções, mas é um dos mais interessantes espaços de afirmação da vastidão de horizontes que cabem na música de David Bowie.

PS. Sim,  a capa é horrenda!