sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Berlinale 2013 (dia 2)


Um ano depois de Rafa, de João Salaviza, ter vencido o Urso de Ouro para melhor curta-metragem em Berlim, em 2013 a cinematografia portuguesa está novamente representada na competição com Tabatô, filme de João Viana rodado numa aldeia na Guiné-Bissau com a população local.

Podem ler aqui sobre este filme.


Promissed Land, de Gus van Sant, é um dos títulos “fortes” da competição oficial da edição deste ano do festival. O filme assinala o reencontro do realizador com o ator Matt Damon, que veste a pele de um funcionário de uma companhia que vai tentar convencer os moradores de uma pequena cidade rural a venderem-lhe o gás natural que existe sobre as suas casas. A banda sonora é de Danny Elfman.


Na competição passa também hoje W Imie..., filme de Malgoska Szumowska (Polónia) que acompanha Adam, um padre católico que só descobriu a sua vocação relativamente tarde, por volta dos 21 anos. Na aldeia onde é colocado rejeita os avanços de uma jovem loura, justificando-se com os votos de celibato, sabendo contudo que a homossexualidade que reprime foi na verdade uma das razões pelas quais optou pelo caminho que tomou.