terça-feira, janeiro 22, 2013

Sundance 2013 (dia 6)

As memórias do regime de Pinochet passam pelo cinema chileno dos nossos dias. E mais um exemplo (a juntar ao brilhante documentário Nostalgia For The Light, de Patricio Guzman) pode chegar com No, o novo filme de Pablo Larraín, que conta com Gael Garcia Bernal como protagonista. O filme recua a 1988 para focar a figura de René Saavedra, um publicitário que então cria uma campanha contra Pinochet.


O Afeganistão do presente é o cenário para Wajma (An Agfhan Love Story). O filme, que assinala uma expressão contemporânea do cinema afegão, acompanha o dilema que assombra um pai que descobre a gravidez de uma filha não casada, e acaba dividido entre heranças culturais e a devoção que tem por ela. A Kabul dos nossos dias é assim o palco para este filme de Barmak Akram, protagonizado por Wajma Bahar.


Este pequeno trio de filmes de várias geografias termina no Camboja com A River Changes Course, filme que lida com os cenários de êxodo rural de populações rumo à capital cambojana. O filme é assinado por Kalyanee Mam, que em 2010 assinou a direção de fotografia do documentário Inside Job, então premiado com Oscar para Melhor Documentário.