sexta-feira, janeiro 18, 2013

Sundance 2013 (dia 2)

Mais três títulos que passam por Sundance, que ontem inaugurou a sua edição 2013.

Além de Kill Your Darlings (de que aqui falávamos ontem), a figura de Jack Kerouac surge num outro filme a apresentar nesta edição do festival. Trata-se de Big Sur, de Michael Polish, com Jean-Marc Barr, Kate Bosworth e Josh Lucas, que recorda o momento quando, assombrado pelo sucesso de On The Road, o escritor busca refúgio isolando-se na cabana do seu editor em Big Sur, na Califórnia.


Histórias em volta do vírus VIH continuam a chegar aos festivais de cinema, e há novos exemplos em Sundance este ano. Uma delas é o documentário Blood Brother, de Steve Hoover, que nos leva até à Índia. O filme centra-se da figura de um homem que, descontente com a sua vida na América, se muda para a Índia, entregando o seu trabalho (e tempo) a um orfanato entre o qual existiam várias crianças infetadas com o vírus. Ao contrário de outros, que ali estiveram de passagem, ele foi ficando, dedicando a sua vida aos que ali vivem.


Fechamos hoje com Circles, um filme sérvio (uma co-produção com vários outros países) que aborda um tema frequentemente presente na cinematografia presente daquela região do centro da Europa: as sequelas da guerra. Realizado por Srdan Golubovic, o filme cruza a história de três personagens, focando essencialmente as consequências, 12 anos depois, de um incidente numa loja, e que custara a vida a um soldado em licença que resolvera intervir.