sábado, janeiro 26, 2013

David Bowie a 45 RPM (5)


Apesar de convidados a atuar na noite de ano novo em Paris, o desmembramento dos Lower Third, com os quais David Bowie tinha gravado dois singles, chegou por ocasião de uma atuação em janeiro de 1966, para a qual o então manager da banda disse que não havia cachet... Os músicos seguiram o seu caminho e deixaram Bowie com um single por promover e sem banda para o acompanhar. Das novas audições entretanto realizados nasceram os The Buzz, com quem em fevereiro registou maquetes de novas canções e, em março, gravou – nos Regent Sound Studios – um novo single para a Pye.

Com o tema Do Anything You Say no lado A, o single garantiu um lugar na história da discografia do músico por ter sido o primeiro unicamente creditado como David Bowie (o nome dos The Buzz não sendo, assim, mencionado). De resto, a canção em nada acrescenta nenhum ponto à história de um músico ainda distante do momento em que encontraria o seu caminho (e a sua “voz” criativa). Do Anything You Say é mais uma simples e incaracterística variação do modelo da canção com alma escutada em heranças R&B, em clima mod e com alguma familiaridade com os espaços que então eram talhados pelos The Who.

No lado B do single surgia Good Morning Girl, outra composição original de Bowie definida entre caminhos relativamente semelhantes. Tal como acontecera com os singles anteriores, Do Anything You Say voltou a passar ao lado da tabela de vendas. Mas foi depois da sua edição que a figura de Ken Pitt entra em cena, que se revelaria uma presença fundamental para a criação da etapa seguinte na carreira de Bowie.