domingo, janeiro 20, 2013
David Bowie a 45 RPM (4)
Foi por sugestão de Ken Pitt (que em breve teria um papel maior na carreira de David) que o nome Davy Jones deu lugar a nova designação, para evitar confusões com o músico dos Monkees. E em janeiro de 1966 o segundo single que grava com os Lower Third apresenta, pela primeira vez, o nome David Bowie.
O grupo tinha conseguido um novo acordo com a Pye Records e com o produtor Tony Hatch, com quem foram gravadas várias sessões nos estúdios da editora, em Marble Arch. O primeiro tema que gravaram foi London Boys, que a Pye rejeitou pela abordagem lírica algo ambígua ao consumo de drogas. A 14 de janeiro de 1966 surgia como primeiro single de Bowie para a Pye a canção Can’t Help Thinking About Me, gravada nos mesmos estúdios e apresentada depois numa festa na Victoria Tavern onde surgiram algumas “celebridades” menores ou, pelo menos, bizarras, entre as quais o pai de John Lennon. A festa, tal como alguns acontecimentos recentes, acentuava a clara separação entre o tratamento dado a Bowie e aos restantes elementos da banda.
A canção, mais que as anteriores que levara a disco, levanta o véu sobre caminhos mais pessoais que a sua escrita tomaria mais tarde. Mas mesmo sob o esforço de várias manobras promocionais, o single passou bem longe das atenções e juntou um quarto flop à discografia de Bowie. Can’t Help Thinking About Me, com And I Say To Myself no lado B, foi ainda o primeiro single de Bowie a conhecer edição oficial nos EUA (através da Warner). Em 1997 a canção reapareceu no alinhamento de um concerto em San Francisco e foi presença regular na curta digressão que se sucedeu à edição de hours..., dois anos depois. Bowie regravou-a depois numa sessão para a BBC e, mais tarde, para o alinhamento do ainda inédito Toys.
Pode ouvir aqui Can’t Help Thinking About Me.