sábado, janeiro 19, 2013

David Bowie a 45 RPM (3)


Foi curta a carreira de Bowie com os Manish Boys e, em 1965, dava por si a fazer uma audição para uma nova banda. Foram ouvidos dois músicos. Steve Mariott para vocalista. David para o safofone. Steve não ficou e acabaria por formar pouco depois os Small Faces. David acabaria por ser o front man dos Lower Third, com quem começou a tocar pouco depois. Afastou-se então do som de alma mais próxima do R&B que abordara com os Manish Boys para se aproximar do registo que então caracterizava a música dos The Who, que conheceram por essa altura por ocasião de um concerto conjunto em Bournemouth no qual chegaram mesmo a falar sobre composição. Novamente na Parlophone (para a qual David tinha gravado com os Manish Boys), regressou a estúdio para gravar, em Portland Place, e com produção de Shel Talmy, o single You’ve Got a Habit of Leaving, canção que acabaria apenas creditada ao vocalista.

Editado em agosto de 1965, o single apresentaria como mudança maior para David a sua forma de assinar, apresentando-o como Davy Jones and The Lower Third. No lado B surgia Baby Loves That Way, outra composição inédita de sua autoria.

Com um press release pouco inspirado, que falava de gostos musicais, de Steinbeck, de bifes e botas, o single passou algo à margem das atenções e repetiu o flop que Bowie já antes conhecera com os King Bees e os Manish Boys. You've Got a Habit of Leaving foi contudo uma das suas canções dos anos 60 que Bowie regravou para o álbum Toy, que acabou por nunca ser editado.

Podem escutar aqui a canção You've Got a Habit of Leaving
E aqui Baby Loves That Way, que surgia no lado B