A ideia é curiosa. Que tal partir de quadros célebres, mas deixar de fora quem os habita? Foi o que fez Bence Hadju (em trabalho descoberto pelo site Designboom), um estudante húngaro cujas propostas mostram obras célebres de nomes como Da Vinci, Boticelli ou Fra Angelico, nas quais ficamos reduzidos aos cenários (como que se estivéssemos num palco onde ainda não chegaram os atores). Bence Hadju teve a ideia de criar estas imagens na sequência de um exercício em geometria descritiva no qual era pedido um estudo sobre as noções de perspectiva em algumas pinturas, sobretudo do renascimento. A sua ideia foi, então, a de olhar os espaços desabitados, apagando as personagens, procurando assim a forma como os pintores imaginaram e criaram a noção de perspectiva. Como se pode ver na Última Ceia (1485-89) de Da Vinci. Ganhou-lhe gosto. E fez mais...
Estes são três olhares pelos espaços desabitados criados por Bence Hadju.
E aqui os respetivos quatros originais. Em primeiro lugar a Anunciação (1489-90) de Boticelli, em segundo a Anunciação de Fra Angelico (1450) e, em terceiro, o mais recente O Juramento dos Horácios (1784), de David.