quinta-feira, setembro 20, 2012

"Morangos com Açúcar": o casting

Todos os dias encontramos nas televisões personagens muito sérias e preocupadas, defendendo a "juventude", a "educação" e os "valores" que transmitimos às novas gerações... Um mistério que está por esclarecer é o facto de a esmagadora maioria dessas personagens darem mostras de uma demissão (cultural e parental) que as leva a omitir a mais discreta referência às próprias televisões como factor de (des)educação.
Seria interessante, por exemplo, saber o que pensam deste anúncio, para um casting, inserido num site de Morangos com Açúcar. Mesmo não discutindo a estética de anúncio de shampoo de quinta ordem, vale a pena fazer click e perceber que os candidatos são convidados a responder a cinco perguntas. A primeira tem a ver com a percepção que o próprio tem da imagem que dá para os seus amigos. As quatro opções de resposta envolvem uma profundidade filosófica que vale a pena registar: "Sou o centro das atenções / Divertido / Calado / Chato."
Em todo o caso, será a pergunta nº 3 que nos projecta num imenso e fascinante domínio transcendental. Assim:


Aqui está, então, como se consagraa a mui nobre arte de representar. Gil Vicente? Molière? Tennessee Williams?... Nada disso. Procura-se apenas quem encaixe nas categorias do "arrumadinho", do "atrevido" ou da mais procurada, isto é, "bué de bem disposto".
É com isto que se está a construir um frondoso imaginário "juvenil". Quando é que os nossos agitados comentadores de política começam a perceber que estão a passar ao lado dos temas que, realmente, convocam a sua inteligência?