domingo, setembro 02, 2012

Emmanuel Nunes (1941-2012)

Já imagino a chuva de elogios e mais elogios, de preferência com câmara e/ou microfone pela frente, vindos de políticos e até de gentes da cultura, mas que provavelmente nunca ouviram uma peça do compositor. Nem devem imaginar que música seria a sua... Pode ser um tremendo lugar comum, mas quantas vezes o reconhecimento (e o próprio conhecimento) só chegam assim? No fundo não estamos muito de uma lógica mediática que hoje fala de Manoel de Oliveira. Não pela dimensão maior (nacional e internacional) da sua obra, mas porque é centenário. Um pouco uma variação, para mais de cem anos, do conceito de "famoso".

Emmanuel Nunes morreu esta noite num hospital de Paris. Aquele que foi talvez o mais notável dos compositores portugueses da segunda metade do século XX frequentou os cursos de Darmstadt (que definiram importantes rumos que a música erudita seguiu durante parte do século passado) e estudou com vários outros professores e compositores, entre eles Karlheinz Stockhausen.

Deixou obra gravada que é difícil de encontrar nas discotecas. Há cinco anos a sua ópera Das Märchen teve estreia no Teatro S. Carlos, num programa alargado a outras salas do país em transmissão simultânea. Acredito que exista uma gravação dessa produção. Onde a podemos ver hoje?... É aqui que somos igualmente levados a questionar o modo de fazer "serviço público". Já que tanto canais como a Antena 2, a RTP 2 e o próprio Teatro Nacional (e pelos três andam dinheiros públicos) deveriam ter entre as suas obrigações não apenas a criação e divulgação, mas também o assegurar da disponibilização (nem que por streaming na Internet) de obras marcantes para a história da música portuguesa. Das Märchen, que levantou tamanha estrutura de produção, é um bom exemplo de um feito que justificava ter vida prolongada depois do momento em que existiu em palco...


 Três exemplos de títulos da discografia de Emmanuel Nunes. O disco gravado pelo Remix Ensemble é o que mais frequentemente podemos encontrar nos escaparates nacionais nas secções de música clássica.

Podem ouvir aqui um excerto de Quodlibet, obra orquestra, composta entre 1990 e 91.