quinta-feira, setembro 27, 2012

Discos pe(r)didos
Fun Boy Three, Fun Boy Three


Fun Boy Three 
“Fun Boy Three” 
Chrysalis Records 
(1982)

Foi uma surpresa para tudo e todos. Os Specials eram um dos nomes mais vibrantes nascidos em clima pós-punk na Inglaterra de finais dos anos 70. Mas quando menos se esperava, três dos seus elementos resolveram sair de cena, formando nova banda e seguindo um caminho distinto. Eram eles Terry Hall (uma das almas centrais dos Specials e figura que ainda teria protagonismo pop nos Colourfield, um pouco mais adiante), Neville Staple e Lynval Golding. Juntos passaram a responder como Fun Boy Three e estrearam-se em 1982 num álbum homónimo que, apesar do sucesso dos três singles extraídos do seu alinhamento – The Telephone Always Rings, It Ain’t What You Do, It’s The Way That You Do It e The Lunatics Have Taken Over The Asylum – acabou com o tempo como uma peça injustificadamente esquecida entre as memórias do seu tempo. Tal como outros contemporâneos seus como os Creatures (projeto paralelo dos Sixouxsie & The Banshees), os Bow Wow Wow ou Adam and The Ants, os Fun Boy Three colocavam o trabalho com as percussões na frente da sua identidade. Há entre as canções de Fun Boy Three uma noção de arrumação dos espaços que, entre o minimalismo de recursos levado a cena, faz das vozes e do trabalho de percussão o centro gravítico das composições. Um apelo tribal (ora africano, ora caribenho, outras vezes sem uma geografia concreta) cruza canções que sugerem uma cenografia de mais sombras que luzes, de tensão e mistério, de formas mais sugeridas que polidas, diferentes da angulosidade habitual em clima pop/rock. Longe do ska e dos espaços mais claramente demarcados vividos pelos Specials, os Fun Boy Three propunham caminhos de ensaio e descoberta que, apesar da invulgaridade das ferramentas e formas, não perdia a consciência de uma alma pop que, de resto, se manifestou bem evidente nos singles acima retirados. Nota ainda para a presença frequente das (então também estreantes) Bananarama nos coros de vários momentos do álbum.