Kim Novak, Vertigo (1958) |
É bem verdade que qualquer top cinematográfico é apenas o resultado de uma perspectiva, ou conjunto de perspectivas, que não anulam a legitimidade de qualquer outra visão — para usar uma terminologia muito da política, trata-se sempre de uma escolha que "vale o que vale...".
O top da revista Sight & Sound, obtido de dez em dez anos a partir de uma larga consulta internacional, tem o valor de uma longa tradição. Que, agora, de alguma maneira se reinventa, já que o repetido vencedor do último meio século, Citizen Kane (1941), de Orson Welles, cedeu o lugar a Vertigo (1958), de Alfred Hitchcock.
Os resultados foram obtidos a partir de 846 votantes (críticos, programadores, professores e distribuidores). Alguns dados curiosos a ter em conta: no top 10 [ver lista], o título mais recente foi produzido há mais de quarenta anos — é ele 2001: Odisseia no Espaço (1968), colocado em 6º lugar; no top 20, não há nenhum filme posterior a 1979 — desse ano é Apocalypse Now, de Francis Ford Coppola, em 14º; no top 50, o título mais antigo é O Couraçado Potemkine (1925), de Sergei Eisenstein, em 11º, e o mais recente Mulholland Dr. (2001), de David Lynch, em 28º.
1. Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)
2. Citizen Kane (Orson Welles, 1941)
3. Tokyo Story (Yasujiro Ozu, 1953)
4. La Règle du Jeu (Jean Renoir, 1939)
5. Sunrise (F. W. Murnau, 1927)
6. 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
7. The Searchers (John Ford, 1956)
8. Man with a Movie Camera (Dziga Vertov, 1929)
9. The Passion of Joan of Arc (Carl Th. Dreyer, 1927)
10. 8 ½ (Federico Fellini, 1963)