domingo, agosto 19, 2012

Quando Debussy passou por Abbey Road


Um panorama (bem representativo) da obra para piano de Debussy, em interpretações de Walter Giesekinggravadas em Abbey Road, nos anos 50. Reedição remasterizada em SACD pela EMI Classics.

Entre as várias edições discográficas que assinalam a passagem dos 150 anos sobre o nascimento de Claude Debussy (a 22 de agosto de 1862) há naturalmente, além de um sem fim de novas gravações, espaço para a recuperação de memórias. E entre as propostas surge Debussy - Complete Piano Works,  coleção “definitiva” que junta as gravações de peças do compositor pelo pianista Walter Gieseking, remasterizadas nos estúdios Abbey Road a partir dos masters originais. Na sua maioria, as peças aqui reunidas resultam de sessões de gravação ali realizadas entre 1953 e 54, originalmente lançadas em formato de álbum, mas já com edições anteriores em CD. Esta caixa de quatro discos aposta contudo no formato SACD e nas potencialidades audiófilas do formato, devidamente trabalhadas no processo de remasterização por uma equipa de quatro técnicos do estúdio londrino.

Nascido em França, o alemão Walter Gieseking (1895-1965) é reconhecido como um dos grandes intérpretes da obra para piano de Debussy e Ravel (e também de Mozart). Viveu as duas guerras, a primeira tocando numa banda militar, a segunda valendo-lhe críticas posteriores de um eventual relacionamento com o poder nazi, que em 1947 acabariam desmontadas pelos americanos, permitindo-lhe o retomar a sua atividade. Era célebre a sua memória e a forma como conseguia decorar uma partitura em pouco tempo. Nestas gravações ouvimo-lo a percorrer quase toda a obra para piano de Debussy, a seleção que a EMI Classics recupera passando inevitavelmente pelos dois livros de prelúdios, os Études, as séries Images e Estampes, algumas peças pequenas e transcrições.