quarta-feira, agosto 08, 2012

Madonna & Pussy Riot

1) ... Desta vez, a esmagadora maioria das formas de jornalismo (?) que mostraram tanto empenho em medir os centímetros de nudez de Madonna, nos concertos na MDNA Tour, parece estar de folga ou ter sido mobilizada para outras tarefas, por certo "escandalosamente" mais urgentes. Mas é um facto: Madonna continua a usar o mesmo guarda-roupa, usando o seu corpo como elemento vital de significação.

2) A situação, convenhamos, não se presta a simplismos. E há formas de jornalismo (?) que temem a simples necessidade de pensar a complexidade do mundo... Acontece que, na Rússia, as três jovens que formam a banda punk Pussy Riot [foto] estão a ser julgadas por causa de uma performance efectuada num templo ortodoxo de Moscovo, denunciando aquilo que consideram ser a conivência da instituição religiosa com alegados abusos de poder de Vladimir Putin — o jornal The Guardian avança com alguns elementos que podem ajudar a compreender o que está em jogo. Na prática, o que poderia parecer um fait divers de usos e costumes, com tempero mais ou menos exótico, está a transfigurar-se num labirinto moral, enredado num imenso novelo mediático, com grande impacto junto dos cidadãos russos — a crónica de Daniel Sandford, da BBC, inclui mais elementos a ter em conta.

3) Perante isto, que faz Madonna? É uma das vozes do domínio artístico (a par de Jarvis Cocker, Kate Nash, Yoko Ono, Peaches, Red Hot Chili Peppers, Pete Townshend e Sting) e também da área política (121 membros do parlamento da Alemanha) que veio publicamente expressar o seu apoio a Pussy Riot, colocando-se no seu concerto em Moscovo "não contra a igreja ou o governo", mas a favor da liberdade de expressão — como há formas de jornalismo (?) que parecem considerar que Madonna não se sabe expressar ou, na melhor das hipóteses, apenas profere soundbytes, talvez seja útil ter em conta essa sua intervenção pública.


4) Num dos quadros da MDNA Tour, integrando a canção Human Nature, Madonna surge em roupa interior, numa inversão simbólica do visível/invisível que, pelos vistos, algumas formas de jornalismo (?) descobriram recentemente, entre o choque figurativo e o êxtase estético, constatando que Madonna se... "despe" em cena. Tendo em conta que semelhante dispositivo cénico existe há pelo menos 28 anos no sistema de linguagens de Madonna (ver capa do álbum Like a Virgin, com foto de Steven Meisel), fica a dúvida sobre o que é feito de um valor essencial de qualquer intervenção jornalística. A saber: olhar o mundo à sua volta.
Ora, justamente, esse quadro envolve, desde o princípio, uma consciência muito clara, não exactamente da importância da "nudez", mas sim do valor figurativo, iconográfico, simbólico, político e cultural desse signo a que damos o nome de corpo. E não deixa de ser comovente que as mesmas formas de jornalismo (?) que conferiram grande evidência à lingerie de Madonna tenham, por princípio, omitido o facto de ela ter inscrito nas suas costas uma palavra de ordem contra o medo: "No fear".
O corpo surge, assim, não como um objecto que se define por se apresentar mais ou menos "despido" (como pretende a pornografia estética de telenovela), mas sim como um suporte de escrita — mais do que isso: como um elemento orgânico de uma escrita formal no interior da qual a palavra, o poder enfático da palavra, continua a ser um elemento vital.

5) Passar de "No Fear" para "Pussy Riot" [foto principal] é, por tudo isso, um gesto de escrita que envolve uma velhíssima moral individualista (Express yourself) que, em qualquer caso, nunca esquece que as condições da sua liberdade começam na liberdade do outro. Ou ainda: dentro e fora das imagens, o corpo é uma entidade que fabrica, transporta e exprime ideias.

* * * * *

>>> Madonna tem uma visão do sexo muito mais profunda que as feministas. Ela vê tanto a dimensão animal como o artifício. Mudando o seu guarda-roupa e a cor do cabelo praticamente todos os meses, Madonna encarna os valores eternos de beleza e prazer. O feminismo diz: "Abaixo as máscaras." Madonna diz que nós não somos nada a não ser máscaras.

Camille Paglia