terça-feira, agosto 07, 2012
Barcelona, 1992
Foram os primeiros Jogos Olímpicos sem boicotes desde 1992 e os primeiros realizados depois do fim da cortina de ferro, revelando sinais de um novo tempo. Mais de nove mil atletas, de 170 países, competiram nas 286 provas de 32 modalidades. Sinais de um novo mapa político europeu em construção estão claramente registados na tabela das medalhas atribuídas, liderada pela então designada ‘equipa unificada’ que congregava muitas das ex-repúblicas da URSS e que somou um total de 112 medalhas (45 de ouro). Seguiram-se as equipas dos EUA com 108 medalhas (37 de ouro) e Alemanha, reunificada, com 82 (33 de ouro). Os jogos tiveram uma profunda ação sobre a vida da cidade, na qual muitas estruturas se modernizaram para acolher os visitantes e a cobertura mediática.
O tema Barcelona, celebrizado pelas vozes Freddie Mercury e Monserrat Caballé foi escutado na abertura, porém com Placido Domingo a substituir o vocalista dos Queen, que morrera em 1991.
Além da canção que tomava o nome da cidade por título, as memórias musicais dos Jogos Olímpicos de 1992 passam ainda pela contribuição do japonês Ryuichi Sakamoto, que compôs música original para a ocasião. Uma peça estreada nas olimpíadas, a que deu o título El Mar Mediterranei, pode ser escutada no alinhamento do álbum Cinemage, que gravou ao vivo em Tóquio e editou em 1999.