terça-feira, julho 17, 2012

Channing Tatum & Steven Soderbergh

Channing Tatum é uma das forças emergentes no actual cinema americano, sendo o seu trabalho com Steven Soderberg, em Magic Mike, um momento decisivo — este texto foi publicado no Diário de Notícias (12 Julho), com o título 'Channing tatum revisita o seu passado de "stripper"'.

Channing Tatum é um dos mais desconcertantes fenómenos do recente cinema americano. Nascido em Cullman, Alabama, em 1980, transformou-se em poucos anos num misto de vedeta e figura de culto, movendo-se com agilidade entre o típico “filme de acção” e algumas aventuras mais ou menos românticas. O seu maior sucesso, G.I. Joe: O Ataque dos Cobra (2009) é o retrato delirante, recheado de efeitos especiais, de um grupo de soldados de elite. Mas vimo-lo também nos cenários suburbanos do musical Step Up (2006), ou ainda nas paisagens líricas de Juntos ao Luar (2010), adaptado de um “best-seller” de Nicholas Sparks. Até agora, o seu título de maior prestígio foi Inimigos Públicos, um retrato do gangster John Dillinger, com assinatura de Michael Mann e um elenco de luxo, incluindo Johnny Depp, Christian Bale e Marion Cotillard (Tatum interpretava a personagem do lendário assaltante de bancos Pretty Boy Floyd).
Entretanto, Channing Tatum parece ter encontrado no realizador Steven Soderbergh um aliado de peso. Primeiro, Soderbergh integrou-o no elenco de Haywire (2011), um sofisticado policial com Gina Carano e Michael Fassbender, entre nós estreado com o título Uma Traição Fatal. Já em 2012, os nomes de Soderbergh e Tatum surgiram de novo associados em Magic Mike, para já um dos mais desconcertantes sucessos de bilheteira da produção americana do corrente ano: tendo custado apenas 7 milhões de dólares (cerca de 5,7 milhões de euros), o filme já rendeu perto de 80 milhões nas salas dos EUA.
A novidade de Magic Mike é a sua dimensão autobiográfica. O filme faz a crónica do quotidiano de Mike Lane, um empregado da construção civil em Tampa, Florida, que à noite se transfigura no exuberante “Magic Mike”, estrela de um clube de strippers masculinos. De facto, trata-se de uma personagem directamente inspirada nas experiências de Tatum que, aos 19 anos, trabalhou num espaço semelhante, também na cidade de Tampa.
Desde o anúncio do projecto, em 2010, muitos terão pensado que se tratava de uma visão mais ou menos burlesca de um universo tantas vezes descrito como exclusivamente feminino. Na verdade, os resultados são bem diferentes, já que a visão de Soderbergh, visceralmente dramática, recusa qualquer tipo de caricatura: há nele um continuado empenho em retratar uma América insólita e “esquecida”, distante dos estereótipos ideológicos ou morais. Entretanto, Tatum está a trabalhar de novo sob a direcção de Soderbergh em The Bitter Pill, um thriller psicológico com estreia agendada para Fevereiro de 2013.