domingo, julho 01, 2012

Beatles e Stones: há 50 anos... (1)


Iniciamos hoje a publicação de um artigo originalmente apresentado no suplemento Q., do DN, a 19 de maio de 2012 com o título ‘O ano em que o mundo ouviu os Beatles e viu nascer os Stones’. Em 1962 os Beatles lançavam ‘Love Me Do’, o seu primeiro single. No mesmo ano, depois de um primeiro ensaio, os Rolling Stones estreavam-se num pequeno palco em Londres. 50 anos depois esses dois momentos moram na mitologia da música popular.

7 de Outubro de 1963. O lugar? Os De Lane Lea Studios, em Kingsway (Londres). Os Rolling Stones preparam-se para gravar aquele que será o seu segundo single. Mas se repararmos na ficha técnica da canção que dentro de minutos vão tocar notamos a presença de dois nomes: Lennon (1) e McCartney (2). Os Rolling Stones avançam então por I Wanna Be Your Man, tema que os próprios Beatles registarão pouco depois, com Ringo (3) como vocalista, e que surgirá no alinhamento do seu segundo álbum (With The Beatles, que lançam em novembro de 1963). Os objetivos são alcançados. E os Rolling Stones, que procuravam um primeiro grande êxito, alcançam-no poucas semanas depois quando o single (com Stoned no lado B, que registam no mesmo dia) atinge o número 12 na tabela dos mais vendidos do Reino Unido.

Não foi o único momento em que Beatles e Rolling Stones se cruzaram e até mesmo colaboraram, a rivalidade entre ambos os grupos sendo mais coisa comentada e escrita que facto real no relacionamento entre os músicos. Porém, não deixa de ser curioso como, anos depois, o mesmo episódio acaba recordado com ligeiras diferenças na sua narrativa...

“John e eu estávamos a andar por Charing Cross Road. Andávamos por ali porque era ali que havia as lojas de guitarras. Era a nossa Meca. Se não tivéssemos nada para fazer numa tarde íamos para ali para ver as montras”, recorda Paul McCartney em Anthology. O músico conta então que se lembra de ver Mick Jagger (4) e Keith Richards (5) num táxi e de lhes gritar: “Hey Mick, dá-nos uma boleia!” O vocalista e o guitarrista dos Rolling Stones seguiam a caminho do estúdio e McCartney recorda que Jagger lhe terá perguntado “vocês tem alguma canção que possamos tocar?”... Lennon e McCartney lembraram-se então da canção que, mesmo ainda não terminada, tinham escrito para Ringo Starr interpretar no novo álbum e que, garantidamente, não seria um single.

“O Ringo cantava sempre uma canção em cada concerto. Dantes tínhamos o Boys. Era um bocado embaraçoso, porque a canção dizia I'm talking about boys, yeah yeah, boys... Era um êxito das Shirelles e eram raparigas a cantá-lo, mas nunca pensámos em chamar-lhe Girls lá porque o Ringo era um rapaz. Cantávamos a canção tal e qual elas a cantavam e nunca consideramos as implicações”, lembra McCartney ainda (6). Pensaram então em criar algo na linha dessa mesma canção para a voz do seu baterista. E eis que surge apareceu I Wanna be your Man, “um pouco ao jeito de um Bo Didley (7)”, como descreve McCartney. E seguiram juntos para o estúdio.

Com o mesmo destino, mas um prólogo algo diferente, a versão de John Lennon toma a figura de Andrew Loog Oldham (8) como porta-voz da solicitação dos Rolling Stones. “Eles precisavam de um disco. Tinham gravado o Come On do Chuck Berry (9) e precisavam de um sucessor. Encontrámos o Andrew Loog Oldham, que tinha trabalhado para o Brian Epstein (10) e que tinha agora os Stones (…) Ele veio ter connosco e perguntou se tínhamos algo para eles. Respondemos que sim, porque a não queríamos mesmo para nós”, recorda (11), num relato não muito distante do que mais recentemente Keith Richards registou na sua auto-biografia Life, onde comenta que, por essa altura, o grupo sentia que lhe faltavam canções “ou pelo menos canções que julguemos capazes de chegar às tabelas”. (12) Keith recorda que Andrew “tinha desaparecido para dar uma volta, desanuviar do ambiente carregado” e terá encontrado John e Paul a sair de um táxi em Charing Cross Road. “Foram tomar um copo os três e a angústia do Andrew não pareceu despercebida” Pouco depois estavam em estúdio onde, remata o guitarrista, “Brian acrescentou uma slide guitar à maneira”...

Num outro registo da sua memória, Lennon conta que se lembra de ter ido “ensinar a canção” aos Rolling Stones. Tocara-na para os músicos e estes responderam, “que sim, que era o estilo deles”. Então ele e Paul fomram “para um canto da sala acabar a canção enquanto eles ficaram ali mesmo a conversar”, relata John Lennon (13).

O encontro entraria pouco depois para a mitologia da cultura rock, cada conto acrescentando por vezes um ponto, uns referindo como os Rolling Stones ficaram espantados com a rapidez com que os dois elementos dos Beatles terminaram a canção, outros procurando por seu lado referir como a versão do grupo londrino traduz uma sensação de “energia pura”, como descreve Martin Eliott em The Rolling Stones – The Complete Recording Sessions 1962-2002 (Cherry Red, 2002).

1 – John Lennon (1940-1980) Guitarrista, vocalista e um dos principais autores das canções dos Beatles. Iniciou carreira a solo ainda os Beatles gravavam e editavam discos. Foi assassinado em Nova Iorque, à porta de sua casa, a 8 de dezembro de 1980. 
2 – Paul McCartney (n. 1942) Baixista, vocalista e o outro principal autor de canções dos Beatles. Iniciou a sua carreira a solo em 1970. O seu mais recente disco é Kisses on the Bottom, editado este ano. 
3 – Ringo Starr (n. 1940) Baterista, vocalista e autor de algumas canções dos Beatles. Iniciou carreira a solo em 1970. O seu mais recente disco é Ringo 2012, editado este ano. 
4 – Mick Jagger (n. 1943) Vocalista e um dos principais autores de canções dos Rolling Stones. Estreou-se a solo em 1970 com o single Memo From Turner. O seu mais recente álbum é SuperHeavy, de 2011, do super-grupo com o mesmo nome. 
5 – Keith Richards (n. 1943) Guuitarrista e outro principal compositor das canções dos Rolling Stones. Estreou-se a solo em 1978 com Run Rudolph Run. O seu mais recente disco é Vintage Vinos, de 2010. 
6 – in Anthology, pág 101 
7 – Bo Didley (1928-2008) Vocalista, guitarrista e autor, foi um dos grandes responsáveis pela transição das heranças dos blues para o rock'n'roll. 
8 – Andrew Loog Oldham (n. 1944) Produtor musical, foi manager dos Rolling Stones e produziu os seus discos gravados entre 1963 e 1967. 
9 – Chuck Berry (n. 1926) Guitarrista, cantor e autor norte-americano, é um dos pioneiros do rock'n'roll. 
10 – Brian Epstein (1934-1967) Dono de uma loja de discos em Liverpool, foi manager dos Beatles de 1961 a 1967. 
11 – in Anthology, pág 101 
12 – in Life, de Keith Richards, pág 47 
13 – in Anthology, pág 101