segunda-feira, maio 07, 2012

Nos 30 anos de 'Rio' (5)


O segundo single de Rio chegou às lojas de discos poucos dias antes do álbum. Acompanhado por um teledisco rodado no Sri Lanka (do qual falaremos amanhã), Hungry Like The Wolf foi como uma alavanca, projetando o grupo para um patamar de popularidade global que o álbum Rio depois sustentou. No Reino Unido deu-lhes um número 5 e nos EUA, a remistura de Kershenbaum lançada alguns meses depois levaria a canção ao número 3. Em Portugal atingiu o primeiro lugar. Hungry LIke The Wolf é hoje um dos clássicos maiores dos Duran Duran, invariavelmente recordado nos seus concertos.

A canção nasceu num dia de trabalho nos estúdios londrinos da EMI em inícios de 1982. Tudo partiu de um som criado por Nick Rhodes num teclado Roland Jupiter 8, ao qual Simon Le Bon foi acrescentando uma letra e sucessivas repetições do som “do”, mais tarde acolhendo um riff criado numa Les Paul por Andy Taylor e a secção rítmica que se seguiu, completando a sua forma. Com Colin Thurson, semanas depois, já nos Air Studios, a canção ganharia a sua forma definitiva.


Imagens de várias edições internacionais de Hungry Like The Wolf. A primeira corresponde ao single japonês, a segunda à edição australiana e a terceira à reedição, com a remistura de Kershenbaum, nos EUA, já em finais de 1982.